João Costa sagrou-se vencedor do 1º Prémio JTG | Festival Nacional de Gastronomia ao apresentar o prato Peixe Galo com Pil-Pil e Abóbora. Esta competição decorreu no dia 31 de Outubro, naquela que foi a casa em que nasceu o movimento Jovem Talento da Gastronomia, no ano de 2009.

A concurso estiveram 5 jovens cozinheiros convidados pelas Edições do Gosto e que passaram pelo concurso, em edições anteriores. O desafio foi o de apresentar um prato em que o azeite fosse o protagonista principal.

Além de João Costa, do restaurante portuense Eskalduna, estiveram a concurso Daniel Santos, João Coelho, João Trindade e Simão Nisa.

A competição foi de manhã, seguida de um seminário subordinado ao tema Tradição e Modernidade e trouxe até ao palco alguns dos chefes e intervenientes na Restauração e da Gastronomia actual.

O concurso Jovem Talento da Gastronomia tem o patrocínio Oficial da Makro, Super Bock Selecção 1927, Espiga, Brasmar, Bom Sucesso, Bonduelle. Os patrocinadores institucionais são o Vila Vita Parc e a Escola de Hotelaria de Fátima. Este Prémio teve o patrocínio da Viver Santarém, entidade organizadora do Festival Nacional de Gastronomia.