A segunda etapa regional do concurso Jovem Talento da Gastronomia teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, onde foram apurados mais 8 vencedores.

O primeiro dia do concurso foi marcado pelas provas nas categorias Cozinha com Legumes Bonduelle, Cozinha Makro, Pastelaria INTER, Artes da Mesa INTER e Tradição com Arroz Bom Sucesso, das quais se sagraram vencedores, respectivamente, Rafael Neves com “Texturas de Romanesco, Puré de Ervilha e Alheira e Leite de Côco”, Marcos Sousa com “Cachaçada”, Mariana Arruda com “A Pêra — Pêra Bêbeda, Mousse de Queijo e Avelãs Caramelizadas”, André Pedro e Vladislav Panfile com “Arroz de perdiz, Cogumelos Shiitake e Agrião”.

Foi também levado a cabo um debate, moderado por Catarina Amado, onde João Miguel Ribeiro, Mateus Freire, Nichita Zelenscicov e Samuel Mota discorreram sobre o seu percurso profissional, as suas experiências e os seus contactos com os cozinheiros mais jovens, aos quais deixaram alguns conselhos. A nova onda de restaurantes, e cozinheiros, onde há uma preocupação em manter intacta a cozinha tradicional portuguesa, ao mesmo tempo que lhe são aplicadas algumas alterações consoante o estilo de cozinha de cada um, foi também abordada pelos participantes, tendo o projecto Faz Frio, de Mateus Freire, tendo sido referido como um bom exemplo disso mesmo.

Já no segundo dia tiveram lugar as provas nas categorias Cozinha com Bacalhau Brasmar, Cozinha com Polvo Nacional Brasmar e Barman INTER, tendo sido os seus vencedores, respectivamente, Gonçalo Carvalho com “Bacalhau à Barrão”, Isa Carvalho com “Reinterpretação da Salada de Polvo” e João Coelho com os cocktails “Chocolate Manhattan” e “Moluscas”.

A somar às provas, os nossos concorrentes puderam também assistir a um conjunto de formações, no âmbito da Academia JTG, tendo estas sido no primeiro dia da responsabilidade das marcas Bom Sucesso, Makro e Bonduelle e, no segundo dia, da responsabilidade única da Brasmar que abordou em detalhe o bacalhau e o polvo. A exibição do documentário “A Moda da Cozinha”, na Blue Box da Makro, manteve-se, à semelhança da primeira etapa.
Durante os dois dias houve ainda um pequeno almoço para todos os participantes, oferecido pela Fripan.

A terceira e última etapa regional acontecerá na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, nos próximos dias 30 e 31 de Outubro. Na final, a 4 e 5 de Dezembro, na Escola de Hotelaria de Fátima, estarão presentes os 4 concorrentes de cada categoria melhor classificados.