Após três etapas regionais, foi dia 4 e 5 de Dezembro que os finalistas da 8ª Edição do Jovem Talento da Gastronomia prestaram provas na Escola de Hotelaria de Fátima.

As categorias em prova no dia 4 foram Cozinha Makro, Pastelaria INTER Magazine, Cozinha com Legumes Bonduelle, Artes da Mesa INTER e Tradição com Arroz Bom Sucesso. Já no dia 5, as provas do dia foram nas categorias Cozinha com Polvo Nacional Brasmar, Barman INTER Magazine e Cozinha com Bacalhau Brasmar.

Estes foram os vencedores da 8ª Edição do Jovem Talento da Gastronomia:

Cozinha Makro
Rafael Ribeiro (Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa) com “Codorniz, Chouriço e Couve-Flor”

Pastelaria INTER Magazine
Carlos Araújo (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto) com “The 4 C’s”

Cozinha com Legumes Bonduelle
Rafael Neves (Restaurante Olympique) com “Texturas de Romanesco, Puré de Ervilha e Alheira, Leite de Côco”

Artes da Mesa INTER Magazine
Solange Saraiva (Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa)

Tradição com Arroz Bom Sucesso
André Rodrigues (Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo) com “Arroz de Miúdos, Robalo em Sous-vide, Emulsão de Gordura de Frango/Cristas de Galo e Crocante de Coentros”

Cozinha com Polvo Nacional Brasmar
Isa Carvalho (Escola Profissional de Salvaterra de Magos) com “Reinterpretação da Salada de Polvo”

Barman INTER Magazine
João Coelho (Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa) com o cocktail “Chocolate Manhattan” e o cocktail “Moluscas”

Cozinha com Bacalhau Brasmar
Bernardo Calvo (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra) com “Fumados de Bacalhau, Puré Emulsionado e o Pimento”

O vencedor na categoria Cozinha Makro recebeu um cheque no valor de 1.000€ em compras nas lojas da marca, o vencedor na categoria Cozinha com Legumes Bonduelle recebeu uma experiência gastronómica num restaurante a definir e o vencedor na categoria Tradição com Arroz Bom Sucesso recebeu, para além do Troféu Bom Sucesso, “Um Dia na Cozinha do Chefe” e uma visita às instalações da fábrica e aos campos de arroz. A ICEL ofereceu também a todos os vencedores facas e utensílios a todos os concorrentes.

A recepção na Escola de Hotelaria de Fátima foi marcada pelo pequeno-almoço oferecido pela Fripan e, durante o segundo dia, os finalistas e restante público puderam participar no Fórum “Que Gastronomia para o Futuro de Portugal”, levado a cabo em simultâneo com as provas desse dia, onde vários profissionais da hotelaria e da restauração levaram a cabo uma série de demonstrações e debates, antes de serem conhecidos os vencedores desta edição do concurso.

O Fórum, com lugar no Domus Pacis Fátima Hotel, iniciou com a demonstração de cozinha, “Horta o Ano Inteiro”, por Guilherme Spalk (Restaurante Via Graça) e com o apoio da Bonduelle, seguindo-se a apresentação do projecto Invisible, “À Procura do Serviço Perfeito em Restauração”, com João Sá (SáLa), Alejandro Chávarro (Vinhos Livres) e Paulo Amado (INTER Magazine). Houve ainda uma demonstração de pastelaria, “Portugal Contemporâneo”, por Filipe Martins (Kubidoce), com o apoio da INTER Magazine, outra demonstração de cozinha, “Oriente Português”, por Mário Esteves (JNcQUOI) e com apoio da Makro e mais uma demonstração de cozinha, “Ordem da Cabiela”, por Mateus Freire (Faz Frio) e com o apoio da Orivarzea. O fórum encerrou com uma última apresentação de cozinha, “O Mar e a Sustentabilidade”, por Vítor Adão (Plano) e com o apoio da Brasmar, uma demonstração de bar, “As Estações na Coquetelaria”, por Luís António (Barman do Ano 2019) e com o apoio da INTER Magazine, e com a cerimónia de entrega de prémios.

Foi também transmitido o documentário “A Moda da Cozinha”, de Tiago Pereira e Paulo Amado e apresentado pela Makro, ao longo dos dois dias, no espaço Blue Box que contou com a presença dos finalistas, comunidade escolar e demais público.

A edição de 2019 teve o patrocínio da Makro, Bonduelle, Brasmar e Bom Sucesso. Teve ainda o patrocínio institucional da Escola de Hotelaria de Fátima e contou com a parceria da Fripan, ICEL e Prochef. Como parceiros institucionais contou com a AESAcademy, a Rede-T e as Escolas do Turismo de Portugal.